A VetPartners está a expandir os seus Grupos de Interesse no Reino Unido e na Europa para continuarmos a avançar juntos nos cuidados veterinários.
O grupo veterinário e de saúde animal expandiu o seu Comité Científico do Grupo, que se reúne mensalmente online e uma vez por ano presencialmente, além de organizar grupos de estudo e encontros para a nossa comunidade clínica em sete países.
O Comité Científico do Grupo VetPartners, liderado por Rachel Dean, é composto por um líder do Comité Científico em cada país: Aline Rodts (Países Baixos), Austin Donnelly (Irlanda), Christine Wage (Alemanha), Francesca Bresciani (Itália), Maeva Roman (Suíça), Susana García (Espanha e Portugal) e Victoire Moucheboeuf (França).
O objetivo é inovar coletivamente nos cuidados veterinários, partilhando recursos e conhecimento entre os 850 centros no Reino Unido e na Europa e os 12.000 colaboradores, para alcançar os melhores resultados clínicos.
O Comité Científico do Grupo trabalha em estreita colaboração com uma ampla gama de grupos de interesse, permitindo que profissionais com interesses semelhantes partilhem conhecimento, habilidades, experiência e ofereçam suporte e mentoria.
O desenvolvimento contínuo do Comité Científico do Grupo é um dos avanços destacados no Relatório Anual do Comité Científico da VetPartners, intitulado “Progressing Practice Together” (Pode ler o relatório completo aqui), que acaba de ser publicado, destacando as principais conquistas e novas iniciativas para 2024, incluindo:
- O crescimento dos grupos de interesse em todo o grupo.
- Utilização de codificação pós-operatória nos Sistemas de Gestão de Práticas (PMS) para permitir o trabalho de Melhoria de Qualidade (QI) no Reino Unido e a sua expansão para a Europa. Até agora, isto permitiu a recolha de dados de mais de 27.000 cirurgias de rotina codificadas ao longo de quatro anos, com 93% dos pacientes a não apresentarem problemas ou apenas problemas menores pós-operatórios em 2024.
- Expansão da biblioteca de recursos para a tomada de decisão clínica baseada em evidências da VetPartners, para apoiar as equipas de prática no Reino Unido e na Europa.
- A compra de antibióticos nos centros do Reino Unido reduziu em 47% em kg por veterinário a tempo integral, sublinhando o compromisso com o uso responsável de antibióticos, em meio à ameaça global contínua da Resistência Antimicrobiana (RAM) para seres humanos, animais, plantas e o meio ambiente.
A Diretora de Clinical Research and Excellence in Practice da VetPartners, Rachel Dean, afirmou:
“Estamos muito satisfeitos por publicar o Relatório do Comité Científico da VetPartners, pois é uma grande oportunidade para refletirmos sobre todas as conquistas dos nossos colaboradores no último ano e para mostrar como as nossas equipas estão apaixonadas e empenhadas nos cuidados centrados no paciente.
“O que torna este relatório ainda mais especial é que estamos a focar-nos em como desenvolver as nossas comunidades clínicas em todo o grupo e ajudar diferentes equipas a conectarem-se para discutir casos clínicos, apoiar-se mutuamente e partilhar novas ideias sobre como vamos inovar os cuidados no futuro.
“Ainda estamos muito focados na Melhoria da Qualidade Clínica (QI) para ajudar as práticas a avançar nos cuidados aos nossos pacientes, clientes e equipas. O nosso trabalho de QI está agora a expandir-se para todo o grupo, à medida que analisamos os resultados das nossas cirurgias e o uso de antibióticos. Isto ajudará a percebermos o excelente trabalho que fazemos e a dar confiança aos nossos clientes e equipas, e, acima de tudo, a fornecer cuidados excelentes aos nossos pacientes.
“Também estamos a aumentar o nosso portfólio de pesquisa clínica em várias disciplinas e espécies, e incentivamos as pessoas nos centros a envolverem-se no desenvolvimento da base de evidências.”
Susana García, Diretora Científica do Comité Científico Portugal e Espanha, afirma:
“A principal função do comité científico é apoiar os nossos colegas dos centros para que possam prestar um atendimento de excelência aos animais de companhia e aos seus tutores. O nosso apoio baseia-se em garantir respostas a dúvidas na resolução de casos clínicos, apoiar a medicina baseada na evidência científica, identificar e partilhar que tipo e temática de formações podem ser de maior interesse para a clínica, apoiar os processos de especialização e os planos de carreira, bem como a elaboração de guias técnicos, entre outros.”
“Podemos afirmar que, a cada dia, nos sentimos mais próximos dos centros, ao vermos o grande potencial existente na nossa comunidade clínica e o desejo constante de melhoria. Estamos também muito orgulhosos por termos o nosso foco em Espanha e Portugal, com membros do comité científico de ambos os países.”
O Comité Científico da VetPartners também está a realizar vários grandes projetos de investigação clínica no Reino Unido, e os resultados estão a ser partilhados com as equipas europeias para impulsionar a evolução dos cuidados em todo o grupo, evidenciando o valor de uma rede alargada.